Apoios

Nascer em Cinfães

A Câmara Municipal aprovou o programa “Nascer em Cinfães”. As crianças que nascerem no concelho vão receber um subsídio de mil euros.

Esta medida visa incentivar a natalidade num concelho que em 10 anos perdeu cerca de mil habitantes, 900 dos quais jovens. Assim, toda a criança que nasça em Cinfães recebe um subsídio de mil euros.Armando Mourisco

O subsídio será pago em duas modalidades, sendo a primeira uma prestação única em dinheiro no valor de 250 euros e os restantes 750 euros a título de reembolso de despesas efetuadas durante o primeiro ano de vida da criança.

Serão pagas as compras de bens ou serviços indispensáveis ao bem-estar do bebé até 750 euros, desde que sejam efetuados no concelho de Cinfães, uma maneira de simultaneamente ajudar a economia local.Armando Mourisco

Este programa aplica-se às crianças nascidas a partir do dia 1 de janeiro de 2014. A candidatura para atribuição deste apoio deverá ser efetuada no Gabinete de Desenvolvimento Local, Solidariedade e Família da Câmara Municipal e poderá ser apresentada até 90 dias úteis contados a partir da data de nascimento do bebé.

O autarca de Cinfães referiu ainda que esta é uma das muitas medidas adotadas com o intuito de "fixar população e tornar o concelho atrativo".

Os estudantes até ao 12.º ano já estão a beneficiar de transporte escolar gratuito e os livros para alunos do ensino básico são também gratuitos.

O regulamento do programa municipal de incentivo à natalidade “Nascer em Cinfães” foi publicado a 10 de janeiro no Diário da República estando em discussão pública pelo prazo de trinta dias a contar dessa data.

Mais nesta categoria: Ação Social Escolar »